Televendas: 11 4059-5291 | Whatsapp: 11 99300-6489

8 DICAS PARA FAZER OBRAS EM CASA SEM DORES DE CABEÇA

//8 DICAS PARA FAZER OBRAS EM CASA SEM DORES DE CABEÇA

8 DICAS PARA FAZER OBRAS EM CASA SEM DORES DE CABEÇA

8 dicas para fazer obras em casa sem dores de cabeça

Construindo do início ou fazendo algumas reformas, obras em casa nem sempre são fáceis. Por isso é importante se planejar bastante a fim de evitar imprevistos.

1. Plano de trabalho 1

Qualquer tipo de obra em casa – seja ela grande ou pequena – precisa de ser planejada nos mínimos detalhes antes de ser executada, isto para evitar gastar mais do que se imaginava. Em uma pasta especialmente reservada ao projeto de construção/remodelação, guarde toda a inspiração que resultar da sua pesquisa online e em revistas, assim como orçamentos que deve reunir para poder comparar todas as escolhas de material, tinta, mobiliário e peças decorativas que irá adquirir. Determinado exatamente aquilo que pretende, faça uma lista e desenhos para poder transmitir ao empreiteiro.

2. Referências

Antes de deixar qualquer pessoa derrubar suas paredes ou reformular por completo o banheiro da suíte, fale com familiares e amigos que possam ter passado por uma experiência do gênero ou que conhecem um empreiteiro de confiança. Você se sentirá mais seguro e confiante se antes de contratar o seu “mestre-de-obras” ouvir elogios a seu respeito ou então se conhecer pessoalmente o resultado de um trabalho executado por ele.

3. Plano de trabalho 2

Contratado o empreiteiro, deve-se reunir com ele antes do início das obras para apresentar o seu projeto e o que pretende, da forma mais clara e direta possível. Recorra à pasta do seu projeto para ilustrar aquilo que diz, aproveitando para esclarecer dúvidas ou fazer perguntas ao empreiteiro – afinal de contas, é ele o profissional, não é verdade? O seu empreiteiro até pode ter conhecimentos de locais onde você possa adquirir mobiliários e objetos por metade do preço. Aproveite estas parcerias.

4. Tudo em ordem

Antes de colocarem a primeira pedra ou partirem a primeira parede, é importante elaborar um contrato onde fica bem explícito quais os deveres do empreiteiro (lembre-se de falar no assunto da limpeza), o prazo limite da obra, a que horas começam e terminam todos os dias, o valor total do projeto e de que forma vai ser feito o pagamento. Também é útil manter uma agenda de trabalho onde anota diariamente os dias de entrega de material ou mobília, o que foi concretizado, que obstáculos surgiram e como foram ultrapassados –  o empreiteiro também deve estar ciente desta agenda, o que pode evitar problemas durante ou depois do processo.

5. Disponibilidade total

Deve-se tentar rever a agenda de trabalho juntamente com o empreiteiro todos os dias de manhã (fazendo um balanço do dia anterior e uma previsão para o atual) ou então no final da tarde (fazendo um balanço do dia e uma previsão para o dia seguinte). Além disso, mantenha-se sempre contatável – através de um número de celular ou número fixo do local de trabalho – para que no caso de surgir alguma dificuldade ou dúvida, o empreiteiro o possa contatar de imediato, permitindo a rápida tomada de decisões com o mínimo de atraso nas obras.

6. Alterações inesperadas

Acontecem em todas as obras e mais vezes do que imagina, por isso, é perfeitamente normal que aconteça na sua. Com o decorrer das obras é possível que você já não goste tanto da cor daquela tinta ou do tamanho do duche; em contrapartida, o próprio empreiteiro pode fazer algumas recomendações. Tenha uma mente aberta e não se restrinja cegamente ao plano de trabalho inicial, principalmente se as alterações propostas trazem grandes benefícios. Confie no seu empreiteiro, até porque ele terá provavelmente  mais experiência em obras. E claro, com este tipo de alterações podem vir contas mais baixas ou mais altas, por isso tenha um orçamento minimamente flexível.

7. Lembre-se dos vizinhos

Obras em casa é sinônimo de muito movimento e ruído, por isso, não só é importante lembrar-se de limitar as obras aos horários adequados, como será de bom-tom avisar os vizinhos que durante determinado espaço temporal vão decorrer trabalhos em sua casa, assegurando que fará o possível para não os incomodar e pedindo desde cedo, compreensão por quaisquer incômodos causados.

8. Paciência

Você e sua família que mais sentirão os maiores dos incômodos causados pelas obras, por isso é importante que todos estejam cientes das zonas da casa que serão interditadas, evitando transtornos como lixo e o pó causado. No entanto, tente não se desesperar, marque alguns jantares fora para que no final do dia, você  possa desfrutar de momentos tranquilos e sonhar com o resultado final.

2020-10-26T00:56:11-03:00